26.9.04

Puck man

O amigo Giancarlo, em comentário à nota anterior, trouxe à tona mais nostalgia dos anos 1980. Ele recorda dos tempos em que brincava com um Odyssey, videogame produzido no Brasil pela Phillips. O brinquedo de que fala o Gian era na verdade o Odyssey 2, lançado nos Estados Unidos pela Magnavox em 1978 - seis anos depois da primeira versão e um ano depois do Atari 2600. O Odyssey 2 foi o primeiro videogame com teclado completo, de 49 teclas, recurso que não pegou nos aparelhos que o sucederam. O Gian também cita outro tótem da cultura dos videogames, o jogo conhecido no Brasil como Come-Come ou Pac Man, que até hoje tem aficionados em versões para rodar no computador pessoal.

Pac Man, na versão jogo...


De acordo com o saite The Video Game Revolution, O Come-Come foi criado pela companhia japonesa Namco. Em 1980, os japoneses se associaram à America´s Midway e levaram o jogo para os Estados Unidos, com o nome Puck Man (algo como "Duende"). Por temor de que o público americano considerasse o nome ofensivo - a garotada logo o apelidaria de Fuck Man - o jogo foi rebatizado, antes do lançamento, de Pac Man, provavelmente uma referência ao som característico do personagem-título. Primeiro game a ter o nome de um personagem principal, o Pac man logo se tornou altamente popular, dando origem até a um desenho animado para tevê produzido pelos estúdios Hanna-Barbera. Pode-se dizer então que o Come-Come é um ancestral pré-histórico dos modernos jogos tipo Adventure, com personagens e enredo.

... e no desenho animado da Hanna-Barbera.

Gian também lembrou do Intellivision, seu sonho de consumo à época. Não era o único. Há até um saite destinado especialmente aos aficcionados-saudosistas do brinquedinho no Brasil. O Intellivision foi lançado nos Estados Unidos em 1979 pela Mattel (a mesma das bonecas Barbie). Para entrar no então crescente mercado de videogames, a empresa associou-se à General Instruments, que já tinha o projeto Gemini 6900. A qualidade dos gráficos, superior aos concorrentes Atari e Odyssey, tem uma explicação técnica. O Intellivision foi o primeiro videogame de 16 bits. Ele utilizava o processador CP1610, que funcionava a um clock de 800 Khz. Nada que se compare aos computadores pessoais de hoje, com seus clocks de 2 GHz, mas um assombro para a época. Com capacidade para processar mais dados em menos tempo, o Intellivision podia usar gráficos mais apurados nos jogos.

Nenhum comentário: