13.12.05

Estadunidense, ianque ou norte-americano?

Coisa de jornalista, não ligue. Num grupo de discussão por e-mail, discutimos eu e alguns amigos a forma mais apropriada de se referir aos habitantes dos Estados Unidos. Afinal, como chamar o pessoal de lá sem recorrer ao "vem cá, gringo viado!"?

Norte-americano
Errado. O país se chama Estados Unidos da América (EUA). América do Norte é apenas o subcontinente onde está localizado e uma expressão que não faz parte do nome do país.

Ianque
A expressão designava originalmente os habitantes dos estados do Norte, durante a Guerra de Secessão. Para o pessoal de lá, seria quase como chamar os brasileiros de cariocas. Além disso, quando aplicado aos habitantes dos EUA indistintamente, é usado de forma pejorativa. Num texto em que não se pretenda fazer juízo de valor, não seria adequado.

Estadunidense
Termo pouco usual, incômodo de pronunciar e de escrever. Não é uma palavra que se preste muito ao jornalismo. É ainda um tanto estranho, já que Estados Unidos é a forma de organização do estado e não o nome do país propriamente dito. Já pensou chamar brasileiros de republicano-federativos? Tem a vantagem de remeter à expressão Estados Unidos, mais precisa.

Americano
Consagrado pelo uso comum, é mais adequado que estadunidense. Remete a América, como os habitantes dos EUA se referem ao próprio país. Tem contra o fato de América ser também o nome do continente. Mas causa menos confusão que "norte-americano", expressão que leva primeiro à idéia de América do Norte. "Americano", pelo contrário, associa-se antes ao país (uma unidade nacional) que ao continente (expressão geográfica sem unidade). E sempre existe o contexto.

43 comentários:

Anônimo disse...

legal, mesmo.

Mas não acha "Americano" uma inversão de valor?
Defendo que jornalistas não deviam deixar isto acontecer.
Inevitavelmente há juízo de valor, então foda-se. Sejamos tão delicados quanto eles.

meu voto: Ianque, lógico.

Anônimo disse...

Sempre tive a dúvida de como chamá-los...
agora faço Relações Internacionais e a dúvida está muito mais patente, já que tenho que escrever sobre eles contantemente.
Sinceramente prefiro o termo estadunidense, mas é relevante sua observação de que o termo se refere a forma de organização.
por outro lado, sinto-me ferida ao chamá-los de americanos...subordinada a eles no continente...para mim soa como agressão aos demais Estados Soberanos.
De toda forma, creio que realmente por enquanto fica a critério de escolha de cada um.

Anônimo disse...

Eu faço Geografia na UFPR, e acho completamente errado o termo "americano". Pelo mesmo motivo que vc condenou o termo "norte-americano" eu condeno o "americano", visto que todos que nasceram na América são americanos. Pra mim o mais correto é "Estadunidense" mesmo, sem nenhuma dúvida.

Rafa Librenz disse...

Ô, Sr. Carlito Costa!

Essa de que "Estados Unidos é a forma de organização do estado e não o nome do país propriamente dito" é novidade pra mim!

Cara, daonde você tirou isso?

Qual é o nome daquele país, então?

Rafa Librenz disse...

Eu discordo de praticamente TUDO que você disse sobre "estadunidense" e "americano".

A comunicação, na minha opinião, deve ser algo eficaz. Ainda mais (MUITO ainda mais) no jornalismo. Uma ambigüidade é um dos melhores exemplos de infeficácia.

Uma manchete como "Policial americano é atingido por bexiguinha com água fedorenta" pode ser interpretada como se o policial fosse, por exemplo, jamaicano.

A frase é ambígua a ponto de você NÃO poder afirmar que o policial não é jamaicano. Vai abrir margem pra incerteza: Pode ser que seja! Ou talvez venezuelano?

Eu acho extremamente irritante ver a mídia usando o termo "americano" como se fosse algo relativo exclusivamente aos Estados Unidos da América (ou sei lá o nome propriamente dito desse país, se é que ele tem um "nome propriamente dito") usando desculpas do tipo "termo pouco usual, incômodo de pronunciar e de escrever" ou "não é uma palavra que se preste muito ao jornalismo" para não usar um termo que existe há um bom tempo e cumpre totalmente com o papel de comunicar com eficiência: "estadunidense" ou "estado-unidense".

Existem muitas palavras que seriam incômodas de pronunciar, mas já não são mais, pois fazem parte do nosso dia-a-dia. Porque não pode ser assim com essa palavrinha tão prática e objetiva? Enquanto a gente não usá-la, vai continuar sendo estranha.

Ah! "E sempre existe o contexto"... Sim, sempre existe, mas e daí? Podemos depender dele em TODAS AS OCASIÕES pra que a comunicação funcione??? É claro que não! A manchete que citei como exemplo é a prova disso. Se eu não clicar na manchete, nunca saberei com certeza de que parte da América era o policial que foi atingido por uma bexiguinha com água fedorenta.

Ainda em tempo: a palavra está no Houaiss e no Aurélio, não é uma invenção não-oficial. Vamos usá-la!

Anônimo disse...

Isso dói mesmo. Entrei na Internet tentando achar um nome válido para os nascidos nos EUA, mas o que percebo? Que ninguém os tem.

Por costume, americanos. O que nos fere e nos põe em ambigüidade. O que nos fere, já que somos americanos também.
Por ignorância, ianques ou norte-americanos, já que um é específico demais e outro é geral demais.
Por falata de coisa melhor, estadunidense, que é o que eu uso, e todo mundo entende (embora não seja totalmente correto - outros países também são estados unidos. Estados Unidos da América já é um nome muito geral. A organização da coisa. Certo).

[Conclusão desleixada]: eles não possuem adjetivo pátrio!

Anônimo disse...

Estados Unidos da América é o nome oficial dos EUA e seu nome curto é Estados Unidos, ou seja, é nome próprio não é forma de organização, se fosse forma de organização seria escrita em letras minusculas (estados unidos).
A preposição DA do nome oficial dos EUA significa que eles são os "países unidos do continente americano" (América), portanto incorreto chamá-los de americanos, embora os dicionários.
Daí o adjetivo relativo ao EUA seria "estadunidense da Améria" ou "estadunidense americano". Como o nome curto é Estados Unidos, nada mais natural que "estadunidense".

Anônimo disse...

Não se pode justificar o uso do termo “americano” porque os estadunidenses o usariam. Na verdade eles usam o termo “american” que nós traduzimos para “americano”. Seguindo tua linha de raciocínio o termo “canadian” deveria ser traduzido para “canadiano”, como fazem os portugueses.; todavia aqui no Brasil traduzimo-lo para “canadense”.
Quem é do Espírito Santo chamamos de “capixaba”; quem é do Rio Grande do Norte chamamos de “potiguar”, etc. Não necessariamente precisamos denominar o gentílico relativo aos EUA de “americano”, só porque a tradução do nome do país traz “América”. Aliás nem precisariamos chamar o país de Estados Unidos, poder-se-ia adotar um outro nome qualquer.
Para diferenciar o adjetivo relativo ao Estado de São Paulo do da Cidade de São Paulo usamos “paulista” para um e “paulistano” para o outro.
Em português, somos nós que vamos dar o nome que quisermos as coisas e no máximo discuti-lo com outros países lusófonos. Por isso “estadunidense” é o mais adequado e é uma solução já à mão nos dicionários.

Anônimo disse...

Concordo com algumas coisas que vc disse. Outras não.
Por exemplo, 'norte-americano' realmente refere-se ao habitante de qualquer país da A. do Norte.
Mas se 'norte-americano' não é muito adequado menos ainda seria 'americano'. Este refere-se também a nós brasileiros, por exemplo.
Ianque é realmente pejorativo (não que eu me importe em ser delicado com eles)e referia-se inicialmente aos estados do norte, então creio que seja inadequado usá-lo de forma geral.
Prefiro usar o termo 'estadunidense'. É pouco usual e ainda meio estranho aos nossos ouvidos mas é o mais indicado, pois não concordo que seja uma desvantagem que traga lembrança a forma de organização do Estado. Se 'Estados Unidos' não é o nome daquele país, qual seria então?

iceman disse...

o problema é que a palavra "estadunidense" não tem tradução para o inglês, eu pelo menos não conheço. É a mais correta.

Anônimo disse...

Olá Iceman! o correspondente a estadunidense, em inglês, é "Unitedstatian" ou "Unitedstatesman" mas pode ser traduzido também para "American", "US citzen" ou USAmerican". Nos países de língua inglesa fora dos EUA, pode-se usar também "Yank".

Nixon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu também opto por referir aos americanos do norte como Ianques. Americanos somos todos nós e se para eles somos todos latinos, para mim eles não passam de Yankes hehehe!

Guga disse...

Eu votaria em estadunidense, mesmo que seja dificil, com o tempo o povo acostuma.

Fora que não temos culpa se o nome do país não tem identidade própria, afinal quase todos os países compõem-se de estados que são unidos.

Bruna Moreira disse...

É claro que o correto é "americano". Já ouviu alguém chamar os brasileiros de "republicofederativenses" ou coisa parecida? Afinal, o nome oficial do Brasil é República Federativa do Brasil. E o "República Federativa" tem praticamente o mesmo sentido de "Estados Unidos", logo, assim como quem nasce no Brasil é brasileiro, quem nasce nos EUA é AMERICANO. ;)

obs: Houve uma época em que o Brasil era chamado de Estados Unidos do Brasil, para quem não sabe. E mesmo assim a nacionalidade das pessoas do país era BRASILEIRA.

Rafa Librenz disse...

Bruna,

E o resto das pessoas que nascem no continente americano (ex.: jamaicanos, argentinos)?

Eles não são americanos?

Anônimo disse...

Concordo absolutamente com os comentários.
Americanos,refere-se ao continente americano é logico.seia similar se eu chama-se os macedônios de europeus.Ficaria ambiguo.
Como o nome do país é Estados Unidos temos que chamar de Estadunidense,mesmo ficando uma bosta,mas é isso ai mesmo.

Unknown disse...

Eu sou Brasileiro e portanto, Americano tbm.
Mas não quero que me confundam com os Zés Manés lá dos E.U.A. (pra mim é tudo boiola) intragáveis neo-capitalistas e exibicionistas.
por Isso vai meu voto para estadunidence

Ítalo disse...

Só os ignorantes pensam que o correto é Americano.
Só os ignorantes!
Se algum dia sair do país, direi de ''boca-cheia'' que sou AMERICANO.
Foda-se quem não entender.

Ítalo disse...

Veja o exemplo de uma BRASILEIRA que não aceita sua nacionalidade:

''Primeiro porque isso me parece um enorme complexo de inferioridade por parte DESSES brasileiros.''

Ela refere-se aos brasileiros como se ela não fosse uma.

http://www.cloezcorner.com/americano-ou-estadunidense

Isso é nojento!

Anônimo disse...

Gostei do seu ponto de vista.

Juliana Miranda disse...

A dominação cultural imposta pelos Estados Unidos não é de hoje. É só estudar um pouquinho de História da América para compreender que este termo "americano" foi usado propositalmente, quando os estadunidenses se referiam aos demais países da América como o seu "quintal". A própria ideia de "América para os americanos" pregava isso descaradamente... americanos quem? Nascidos no continente ou aqueles que se auto-intitularam "americans"??

Sou professora e ensino meus alunos e alunas a usarem o termo "estadunidense", lembrando que americanos são os nascidos neste continente, e não apenas a nacionalidade de um país que tem sua história marcada por tanta sujeira e sangue, como é o caso dos Estados Unidos da América.

Rodrigo disse...

Eles se chamam e são conhecidos como "americanos" desde a fundação do país. Ninguém que leia "jornalista americano é morto" vai pensar se trata de um jamaicano.

Perdoem-me os colegas, mas isso é nacionalismo bobo. Os anos 60 já acabaram faz tempo. Se é para sermos nacionalistas, sejamos com coisas verdadeiramente úteis. Para mim, essa recusa ao "americano" equivale a não beber Coca-cola em protesto contra o imperialismo (e, no entanto, usar milhares de outras coisas tão americanas quanto...).

Um abraço,
R.

Anônimo disse...

Se eles não tiveram a capacidade de batizar o próprio país, podemos chamá-los de qualquer coisa, exceto americano = a quem nasce no continente americano e nem norte americanos = mexicanos, canadenses e os caras.

Anônimo disse...

Já pensou se as pessoas nascidas na Alemanha fossem chamados de europeus em vez de alemães. O que seriam os demais moradores da Europa. Outro erro é tratar as regiões da América "do norte, central e do sul" como se fossem continentes. Não vemos ninguém considerar Portugal e a Espanha pertencentes ao Continente da Europa Meridional ou Europa do Sul nem mesmo Europa Ibérica.

Anônimo disse...

Penso que se faz desnecessario tais comentarios nacionalistas. O artigo eh interessante sim, pois nao menciona a respeito da influencia americana sobre outros paises, mas trata de uma questao linguistica, da forma como os americanos sao acostumados a se referir aos nascidos nos EUA, ou seja, os AMERICANOS, e segue uma logica. Moro numa cidade chamado Nossa Sra da Conceicao da Serra, mas abreviamos para Serra, e sou chamada de serrana, nada mais natural.
Temos o pessimo habito de achar que conhecemos muito da cultura americana,que somos influenciados, bla bla mas tem muita coisa que a gente nem pensa em saber sobre. Alem disso, o brasileiro nem de longe eh influenciado, pois o brasileiro vai ser brasileiro em qualquer lugar.

luis felipe disse...

Esses FDP tem q ser chamados de Ianques e pronto , Americanos somos nos tds da america seja ela do sul do norte ,...

Ítalo disse...

Boa, Felipe!
Vamos "meter pau" nesses caras!

Smallville disse...

Sinto muito, mas americano são todos que nasceram na América, até e inclusive os estadunidenses, que é a expressão apropriada para a população desse país.

Se eles se autodenominam americanos, problemas de megalomania deles.

Se os argentina subitamente se autodenominassem sulistas-americanos, todos os brasileiros iriam ser contra,mas com os estadunidenses ninguém contestaria.

Anônimo disse...

Tenho 51 anos de idade e lembro-me que sempre usamos o termo "americano". Sempre foi a forma habitual e compreendida por todos.
O nome do país é Estados Unidos Da América, por isto foi adotado o termo "americano". O Brasil já se chamou Estados Unidos do Brasil e ninguém nos chamava de estadunidences. O argumento que o sujeito da ação pode ser confundido com jamaicano não procede pois no caso, o correto seria chama-lo de "jamaicano". Da mesma forma quando se narra um fato de um "capixaba assaltado no RJ", especificamos o estado de onde ele veio, se não falaríamos "brasileiro é assaltado no RJ".

Chamar de estadunidence é válido, mas é na verdade um neologismo usado principalmente por esquerdistas e pessoas com sentimento de antiamericanismo, percebendo-se isto claramente quando é definido desta forma.

Anônimo disse...

queridos compatriotas brasileiros e brasileiras, os Estados Unidos não é a América, eles são da América como nos todos somos, portanto vamos valorizar nossa americanidade, e usar o gentílico correto que é estadunidense.

Anônimo disse...

Sou filho do florão da América, portanto,sou tão americano quanto qualquer estadunidense.Viva todos os povos da do nosso continente.

osvaldo disse...

Os grandes meios de comunicação é que difundem esta pretensa pureza americana dos estadunidenses.Nada tenho contra aquele povo, mas eles não são a América sozinhos.

Anônimo disse...

Alguem disse que uma mentira repetida mil vezes passa a soar como verdade. Esta ideia da pureza americana dos estadunidenses vem sendo difundida a séculos.

Osvaldo disse...

O nosso país, não é de hoje, sofre uma intensa dominação cultural por parte dos Estados Unidos, esta dominação afeta nosso amor próprio, nossa cultura e nossa identidade, a ponto de muitos brasileiros pesarem , agirem e defenderem as idéias convenientes aos estadunidenses.

Anônimo disse...

Antiamericano, não é quem usa a palavra estadunidense, mas sim aqueles que não reconhecem sua própria americanidade

Anônimo disse...

Eu prefiro americano por que o povo de la se determina assim, por que o México também são Estados Unidos, e eu creio que existam dois tipos de Americanos.

Mari disse...

Estadunidense?? Sabiam que o nome oficial do México é Estados Unidos Mexicanos?

Não devemos chamá-los de norte americanos pois os mexicanos também são.
Também não podemos chamá-los de americanos pois os mexicanos também são.
Da mesma forma não podemos chamá-los de estadunidenses pois os mexicanos também são.



Tictac disse...

O TERMO "AMERICANO" ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO,
AMERICANO é aquela pessoa que nasce em qualquer uma das Américas,
Nós somos americanos
Chilenos são americanos
Mexicanos são americanos
Argentinos são americanos
Canadenses são americanos
Colombianos são americanos
Jamaicanos são americanos
E por aí vai
QUALQUER INDIVÍDUO DAS AMÉRICAS: CENTRAL, DO SUL E DO NORTE É AMERICANO!

Anônimo disse...

Muitos dizem que é errado chamá-los de estadunidense porque nos já fomos Estados unidos do Brasil e etc. E certo chama-los, pois estadunidense é relativo aos estados unidos da América e não qualquer país que tem um nome de estados unidos. Chama-los de n. americano é errado porque exclui os outros, mas chamá-los de americano tá certo pois não exclui ninguém, né? Eles usam americano como se fosse algo só deles, é como se eu chegasse e proibisse qualquer um que tem o meu nome é só eu pode-se usá-lo. Eles também se referem como a América como se só eles fossem, todo mundo que está aqui é americano, todo brasileiro e americano, mas nem todo americano é brasileiro. Se você chegar pra um estadunidense e falar que você e americano e ele não gostar, não ligue. Queris que todos os americanos fizessem algo para serem reconhecidos como americanos e não só os states (nome que eu uso zuando como brasil=Br), em alguns países eles não são americanos e sim estadunidense ou outra coisa que eles o chamam.
Abraço a todos os americanos que estão aqui.

Anônimo disse...

"é como se eu chegasse e proibisse qualquer um que tem o meu nome e* só eu pode-se usá-lo." "Queria* que todos os americanos fizessem algo para serem reconhecidos como americanos e não só os states" Escrevi errado por causa do meu celular e também do corretor que tava bugando aqui.

Anônimo disse...

Sou eu de novo e do "todo brasileiro e americano, mas nem todo americano é brasileiro", texto não tem um pouco de sentido, pra eles serem norte americano deveriam ter América do norte no nome, por acaso você sabe que existe outros nortes americanos alem dos EUA? Mas o certo ainda é estadunidense e daí se o nome é complexo e estranho, ta certo que americano aparece em tudo, mas se aparecesse "o cara que fez esse texto é um idiota" você diria "já que ta ai então sou idiota"? (Sem ofensa). Se o nosso país se chamasse Brasil Repúblico o nome curto fosse Brasil estaria errado? O certo seria repúblico? O pior que como é coisa dos EUA então tá certo, se fosse tipo a Argentina se auto intitular americano, iria ter guerra, mas já que é os EUA que nos exclui, então tudo bem. E triste a realidade.

Anônimo disse...

ESTADUNIDENSE seria o mais correto e mais justo! Os caras se apropriaram do nome do continente eu tem gente que acha isso normal???