30.9.06

Falha humana?

A queda do Boeing 737-800 da Gol com 155 pessoas a bordo (149 passageiros, entre eles uma menina de 11 meses, e seis tripulantes) é o maior desastre aéreo já registrado no Brasil.

É cedo para fazer julgamentos, mas tudo indica que houve falha humana, e não do piloto da Gol. O Boeing colidiu com um jatinho Embraer Legacy voando em sentido contrário, com cinco passageiros (quatro americanos e um brasileiro). As duas aeronaves eram novas (o Boeing tinha 200 horas de vôo e o Legacy, 600).

O jatinho deveria estar voando mil pés (cerca de 300 metros) abaixo do Boeing no momento do acidente. Portanto, um dos aviões desrespeitou as normas de aviação. Voar mais alto significa viajar num ar mais rarefeito, o que proporciona mais velocidade com menor consumo de combustível. Aeronaves modernas como essas voam praticamente sozinhas quando estão lá no alto. E ambas têm sistemas anti-colisão (uma alarme que avisa a aproximação de outra aeronave). E é mais fácil desviar um pequeno jato do que um grande avião de passageiros. O piloto e os passageiros do Legacy, que sobreviveram, terão que se explicar.

Nenhum comentário: