23.7.06

De meninas e novos donos da casa

Antes de tudo um aviso. Corro o risco de virar um daqueles pais chatos que falam só dos filhos, mas como já disse, o blogue é meu e aqui eu escrevo o que eu quero.

Ainda não caiu direito a ficha. Não achávamos que aconteceria tão rápido, depois que abandonamos os métodos contraceptivos em abril. Mas já está ali, se formando, ainda pequeno demais para se parecer com um ser humano. Dois meses de gestação. Confesso que resisti à idéia de ter filhos, por não me sentir capaz de ser pai, em vários aspectos. Mas afinal, quem é? Se tanta gente tem sucesso em condições mais duras, por que eu não conseguiria? Espero aprender. Vou tentar fazer o melhor que puder.

Os possíveis nomes já foram escolhidos.
O de menina agradou todo mundo: Nina.
O de menino é mais polêmico: Xavier.

Nina parece ter origem na palavra italiana ninna, que quer dizer simplesmente menina. É um nome relativamente comum na Alemanha e combina com os sobrenomes Schmitz (da mãe) e da Costa (do pai). A inspiração veio no nome de uma amiga alemã, que mora em Bonn.

Xavier tem origem basca e significaria novo proprietário da casa. Nada mais apropriado, diga-se. A inspiração é antiga, veio de um sobrenome acrescentado voluntariamente por meu avô materno ao próprio nome (não sei a razão, talvez apenas porque achasse bonito). Muita gente estranha, porque no Brasil é mais usado como sobrenome. Mas Xavier se impôs sozinho.

6 comentários:

Paulo Henrique disse...

Vamos palpitar, entonces. De Nina, não gosto, mas Xavier me pareceu um achado! E devo dizer que os dois são originais. Ah, é bom dizer que Xavier era o segundo nome do meu pai, Cláudio, que todo mundo achava ser o primeiro sobrenome. Se um dia eu tiver a mesma coragem de vocês e ter um filho, será uma das opções. Abração e boa sorte ao Xavier ou à Nina. Quem sabe não vêm os dois de uma vez? :)

Carlito Costa disse...

Calma, PH, dois de uma vez estoura o orçamento do casal. Um também. Mas como diz o mestre Schuch: "quando a água bate na bunda, o sujeito aprende a nadar". Valeu pelo comentário. Um abraço.

Anônimo disse...

Já te disse isso, mas vou reforçar: Nina é lindo e Xavier muito original, qualquer um dos dois parece bem a cara do papai...

um big beijo
Aline

Cristiane Fontinha disse...

Eu gostei dos dois nomes. Já estou fazendo campanha!
Se for Nina será amiguinha da Lígia e Xavier candidato a namorado!

Anônimo disse...

Nina é muito legal. Nome de uma novela da Globo de 1977, cujo tema de abertura era "Primeiro Amor", do Patápio Silva. Se for Xavier (que eu também gostei), ele terá a vantagem de ser o último na chamada da escola, a não ser que haja um coleguinha chamado Zoroastro. (Este é um comentário anônimo de Maurício Oliveira)

Anônimo disse...

Tem aquele ator espanhol gatão que se chama Javier Bardem. Então, está aprovadíssimo o Xavier. Nina é sintético e delicado. Ninguém pediu minha opinião e o "feijãozinho" é de vocês, mas o pitaco tá dado. =)
beijos à famiglia