17.8.04

Estados Unidos

Acredito que é preciso conhecer algo para que se possa criticá-lo ou elogiá-lo. Mas parece que muita gente rejeita o conhecimento sobre um determinado assunto por medo de identificar-se com ele. Explico. No curso de História da UFSC, há uma pressão para que se inclua no currículo uma disciplina sobre a História da África. Justo. Não se pode compreender a história do Brasil, especialmente no período colonial, sem entender a África. No início do ano foi implementada uma disciplina que dá conta do recado, embora optativa. Também é fundamental, para entender a nossa época, conhecer a história dos Estados Unidos. Mas nesse caso ninguém briga pela implantação de uma disciplina sobre o assunto. Talvez porque, num ambiente esquerdista, tal reivindicação soaria como defesa do imperialismo americano. E aí os professores que vão para as escolas sabem da história dos Estados Unidos apenas o que viram nos filmes americanos. Depois reclamam de colonialismo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ficou legal o blog, mas é meio chato o sistema de comentários, né? Tem que fazer login no Blogger ou então postar de forma anônima.
Tenta mudar para o HaloScan, que é o que eu tô usando lá na Casa Proença. O endereço é www.haloscan.com.

Abraços,

Gian.

Carlito Costa disse...

Valeu a dica, Gian. Instalei o negócio, mas ainda não sei se resolveu o problema.

Anônimo disse...

Amigo, por qué você se refere ao estadunidense como "americano"? Pode ser pela infuência deles na nossa cultura de hoje em dia? Eu morei muitos anos nos EUA e sei que eles são bem fracos no que se refere a geografía e história mundial. Eles pensam que América é um país e não um continente. É uma pena ver como a nossa cultura perde seus valores e identidade. A pesar de tudo, somos americanos também.