18.11.07

Ainda jornalista, agora na web

Mudei de emprego no início de novembro e é uma vergonha que só agora tenha conseguido contar isso no blogue. Explico. É que deixei de fazer jornalismo impresso propriamente dito para encarar um novidade para mim: a implantação da versão web de um jornal. Pode um cara que trabalha com jornalismo on line manter seu próprio blogue inativo? Francamente.

Continuo tendo como empregador o Grupo RBS, mas mudei de função e local de trabalho. Troquei o cargo de repórter da sucursal de Florianópolis do jornal A Notícia pela de editor assistente do diario.com.br, a nova versão web do Diário Catarinense, que ainda não está na rede. Estou passando por um período de treinamento. A próxima fase é a de testes.

Sou o cara mais off da equipe, como diz meu chefe, o editor-executivo Fabiano Melato. Além de não ter experiência profissional com jornalismo on line (o mais próximo disso foi o Bobagera), estou entrando no projeto vindo de fora do jornal. Quase todos os outros membros da equipe já tinham experiência em trabalhar com portais de informação, ou estavam na redação do DC.

O mais legal é que vou assumindo aos poucos as funções mais tipicamente on line do projeto, como o gerenciamento dos recursos de interatividade do portal e a interação com o leitor. Também pretendo participar dos projetos de blogues do jornal (pelo menos nisso tenho algum know-how mínimo). É muita coisa nova e isso é estimulante.

O projeto do diario.com.br é uma duplicação do zerohora.com, que estreou em 19 de setembro. A idéia que está por trás do portal é uma tendência dos grandes jornais do Brasil e do mundo: unir a agilidade e o potencial de interatividade da internet à credibilidade do jornal impresso. A RBS pretende implantar portais semelhantes para cada um de seus oito jornais.

4 comentários:

Dauro Veras disse...

Boa sorte na nova função. Como leitor, espero que não se trate de uma simples duplicação do que já existe na versão impressa. O meio online permite várias ousadias que, espero, vocês tenham a liberdade de experimentar.

Cristiane Fontinha disse...

As fotos do Xavier são uma gracinha, mas gosto de ler seus posts.

Bonassoli disse...

Irmão,

sorte na nova empreitada. Se tudo rolar como está previsto, a tendência é de que seja uma excelente opção, jornalisticamente falando. :)

Aline Cabral Vaz disse...

Que ótimo! vou te encher de notícias, tá? Já mandaí as formas de contato
: )
beijo e boa sorte!